segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

artigos sobre educação


Seguem ai alguns artigos falando de temas educacionais mais polêmicos hj na educação.
Colegas de profissão que escreveram estes artigos, que hj ou futuramente irão ajudar na díficil tarefa de educar...

Professora Miriam...08/02/2010 X da Educação |

O papel da escola e dos pais

Carmen Lucia Reichel Lindemeyer, professora e psicopedagoga

É o momento em que toda a criança sente um misto de entusiasmo, curiosidade e medo. Para os veteranos a expectativa é pelo reencontro, novidades, mudanças e novos conhecimentos.

Para os que chegam à escola pela primeira vez, predomina o temor do desconhecido, alternado com o entusiasmo por iniciar nova fase, passando a sentir-se incluído no universo escolar. Em ambos os casos, o mais importante é a fase de readaptação/adaptação.

Cabe à escola preparar a recepção dos alunos, priorizando a afetividade e a socialização, para que a criança sinta-se acolhida. Já os professores, ao receber a turma, devem respeitar as individualidades, lidando com as diferenças. Cada criança tem o seu jeito de ser, manifestado das mais diversas formas. O professor deve estar atento aos desejos das crianças, cabendo-lhe proporcionar um ambiente de integração, com o objetivo de obter uma turma homogênea, sem deixar de ser dinâmica e participativa. Este é o seu desafio.

É fundamental que o professor responda a todas as dúvidas, satisfazendo a curiosidade das crianças, ao mesmo tempo em que vai apresentando a rotina, as regras e as combinações, o que deve ser feito aos poucos, evitando um acúmulo de informações novas, muitas das quais a criança não consegue registrar e assimilar.

Segundo Piaget, “em qualquer etapa da vida de um ser humano, a construção da aprendizagem depende das etapas anteriores.”

Dessa forma, cada etapa deve ser integralmente vivida, para possibilitar que a próxima não seja prejudicada. A criança jamais esquece o que aprende com prazer, e depende da sensibilidade e dedicação dos adultos que a cercam, para desenvolver-se de forma global.

Cabe à família valorizar a escola e incentivar a criança, preparando seu reingresso/ingresso, preocupando-se com todos os detalhes (uniforme, materiais), fazendo com que a criança participe dos preparativos.

Através do diálogo, deixar claro o papel da escola, que é de proporcionar um ambiente propício à aprendizagem e socialização; do professor, que é de ensinar a aprender; dos colegas, com os quais deve ser buscada a convivência prazerosa e produtiva, já que todos estão na escola com o mesmo objetivo.

A família deve entregar a criança à escola de forma confiante, passando por sua vez confiança e credibilidade na escola. Os pais devem estar bem informados quanto à metodologia e rotinas, para evitar dúvidas e desencontros.

A escola e os professores não devem ser questionados na frente das crianças; devem merecer respaldo e a confiança de que querem o melhor para nossos filhos. Integrar seu filho à escola e permitir que seja educado para a vida é o desafio maior de todos os pais.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário